Aula 2/3/2012
Ciber - Cultura Remix (André Lemos)
A
cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e
a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação
na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a
sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002).
O princípio
que rege a cibercultura é a “re-mixagem”, conjunto de práticas sociais e
comunicacionais de combinações, colagens e cut-up de informação a partir das
tecnologias digitais. As novas tecnologias de informação e comunicação alteram
os processos de comunicação, de produção, de criação e de circulação de bens e
serviços.
Caracteriza
a cibercultura três leis fundadoras que vão nortear os processos de re-mixagem,
são elas:
1. A
liberação do pólo da emissão: “Pode tudo na internet”, “tem de tudo na
internet”.
2. O
princípio de conexão em rede: “a rede está em todos os lugares”, ou como dizia
a publicidade de “Sun System”, “o verdadeiro computador é a rede”. Essa lei é o
princípio de conectividade generalizada, iniciou com a transformação do PC
(computador pessoal), em CC (computador coletivo), com o surgimento da Internet
e o atual CC móvel (computador coletivo móvel), era da computação pervasiva com
a explosão dos celulares e das redes Wi-Fi. Tudo comunica e tudo está em rede:
pessoas, máquinas, objetos, monumentos, cidades…
3.
Reconfiguração (entende-se a idéia de remediação, mas também a de modificação
das estruturas sociais, das instituições e das práticas comunicacionais) de
formatos midiáticos e práticas sociais: “tudo muda, mas nem tanto”.
Na cibercultura, novos critério de criação,
criatividade e obra emergem, consolidando, a partir das últimas décadas do
século XX, essa cultura remix (possibilidade de apropriação, desvios e criação
livre), que começam com a música, com os DJ’s no hip hop e os Sound Systems, a
partir de outros formatos, modalidades ou tecnologias, potencializados pelas
características das ferramentas digitais e pela dinâmica da sociedade
contemporânea. BBC mostra como a “ciber-cultura-remix” está em expansão através
dos blogs, podcasts, sistemas P2P, obras artísticas e softwares livres.
A
cibercultura tem criado o que está sendo chamado de “mídia do cidadão”, onde
todos são estimulados a produzir, distribuir e reciclar conteúdos.
As expansões da
cibercultura potencializam o compartilhamento, a distribuição, a cooperação e a
apropriação dos bens simbólicos.
A área
acadêmica também tem se esforçado neste contexto, no que se refere a sinergia
das causas tecnológicas e efeitos sociais e vive-versa.
A batalha
para conquista do espaço ainda está longe de acabar, porém, os cidadãos
virtuais já estão produzindo conteúdos pelos princípios da liberação da
emissão, da conexão generalizada e da reconfiguração da indústria cultural, o
que parece ser um caminho irreversível na atual cibercultura, como afirma o DJ
Spooky.
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